coleções

Coleção Traviarcado

“Tem um ponto de marca, que dele, não se pode mais voltar para trás”
(Grande Sertão Veredas)

A coleção Traviarcado tem como objetivo levar para todas as pessoas, questões importantes acerca da transexualidade/travestilidade e suas pluralidades, de forma nítida, didática e acessível, mas também, para.a disseminação da produção intelectual de pessoas trans/ travestis, além de, contribuir com a memória.

Inspirada na coleção “Feminismos Plurais” com coordenação de Djamila Ribeiro, Traviarcado é uma série de livros da editora “Monstra”, com coordenação da transpóloga Renata Carvalho, que juntes com outres pensadores e intelectuais trans/ travestis abordaremos assuntos como: representatividade, história, política, transcestralidade, cisgeneridade, transfobia estrutural e recreativa, assim como, as interseccionalidades do corpo trans/travesti: negro, gordo, positivo, com deficiência, originário e envelhecido, de forma a ampliar e alargar nossos conhecimentos e percepções sobre corpos trans/travestis.

Coleção Cadernos

A coleção Cadernos é desenvolvida pela Casa 1 e Editora Monstra e fomenta, através de um espaço íntimo e coletivo, a produção literária que faz da vivência pessoal e coletiva sua principal fonte de inspiração. Tendo como lastro político o termo “escrevivência”, cunhado pela escritora Conceição Evaristo, o projeto acredita na potência da escrita como ferramenta para afirmação de mundos e pensa o livro como um meio de documentar a atualidade, em disputa. Em suas edições, CADERNOS conta com a parceria da artista gráfica Laura Daviña, do PS São Paulo e Parquinho Gráfico e a orientação de uma pessoa convidada para os encontros.

Coleção Dossiês

A coleção Dossiês, em parceria com o #VoteLGBT, é uma das apostas desse processo de dialogar sobre as nossas práticas. Ao trazer grandes temáticas sobre as vidas de pessoas LGBT+ em textos produzidos por pessoas LGBT+, acreditamos trazer imagens, narrativas e conceitos que contribuem na disputa dos lugares de produção de sentido tradicionais.

Cada dossiê temático nasceu de uma provocação geral e cada autor ou autora assumiu um formato e um roteiro para abordar o tema de maneira livre, com tempo e espaço para trabalhar seus pontos de vista. A ideia é que a pluralidade de discursos se mantenha no íntimo desta coleção. Você pode notar que cada dossiê traça seu caminho, com escolhas linguísticas, políticas e de estilo próprias. Sobre isso, nosso trabalho enquanto editora é o de garantir essa liberdade de produção, mantendo a preocupação de que os textos possam ser compreendidos e compartilhados para o maior número de pessoas, ampliando o debate sobre os temas.

Coleção Direito Nosso

O Direito Nosso se propõe a abordar as decisões e tramitações legais e burocráticas relacionadas à população LGBT, assim como a influência dessas leis na vida das pessoas. Com esta intenção é criada uma programação que envolve materiais formativos de questões ligadas a direitos, política e sociedade, materiais instrumentais, para lidar com as leis e a burocracia de um modo mais prático, além de ações com conversas com convidados e especialistas nos assuntos abordados.

Outras publicações

Cartaz da oficina “Labirintos: Poéticas das sobrevivências em Octávia E. Butler”, com Vanessa Soares e abigail Campos Leal

Labirintos é uma experimentação artística que estabelece diálogo com as ficções políticas “Parábola do Semeador” e “Parábola dos Talentos” da escritora afro-americana Octavia E. Butler. A proposta é investigar no corpo os traços, os espaços, os desenhos e os gestos, que a experiência desta leitura nos aponta. Aqui, a ideia é jogar com a dança e elaborar pistas de sobrevivência.

Neste mapa (in)decifrável estão gravadas na frente e no verso as experimentações, as rotas e os segredos em palavras e imagens elaborados por abigail Campos Leal, Alessandro Aguipe, Carolina Sinhorelli de Oliveira, Isabela Peixoto, Jj, Keenyo Anderson José Freitas da Silva, Raíssa Éris Grimm Cabral, Sladká Meduza Sena Jerônimo Lima, Stella Carvalho e Vanessa Soares.

O cartaz está disponível para download.