publicações

“LGBT+ e moradia” (2022), é fruto de uma pesquisa conduzida por Lia Urbini, com colaboração de Pedro Lopes, em 2021. O projeto foi desenvolvido em parceira com o #VoteLgbt.

Texto: Lia Urbini, com colaboração de Pedro Lopes; Revisão: Mariana Penteado e Jjoão Paes; Projeto gráfico: Bruno O.; Desenhos: criados por crianças da vizinhança da Casa 1.

A publicação pode ser baixada aqui.

“Álbum de memórias” (2022), é uma publicação desenvolvida na programação da V Semana de Visibilidade Trans da Casa 1. O que temos feito com nossas memórias? A partir desta pergunta, as pessoas participantes trabalharam lembranças de um tempo que não se limita à linha do passado-presente-futuro, recriando memórias em conjunto, se inspirando em autobiografias trans que nos contam como nossas histórias vêm de longe e como as autobiografias podem ser uma possibilidade de traçar nossas próprias linhas de vida.

Textos e imagens: adelaide de estorvo, beatriz rgb, benjamin belchior, caio jade, dani silva, davi santiago, diran serafim, félix perini, francis, guilherme calixto gustava souza, hidrael, isabô saldanha, ísis, lía vallejo, maria fernanda ghirardelli thomaz oliveira, vitor gaiotti, vitória melo e vitoria um milhão; Projeto gráfico: Félix Perini e integrantes da oficina álbum de memórias: autobiografia e autopublicação; Oficinas: Caio Jade, Félix Perini e Laura Daviña.

A publicação pode ser baixada aqui.

Fotografias: Flavio Tepperman

“Manifesto transpofágico” (2022), de Renata Carvalho. O texto, para a autora, é uma colagem de sua pesquisa – uma transpofagia, desenvolvida “como uma forma de registrar como memória para que isso vire história, para que as pessoas saibam que em 2022 tinha uma travesti fazendo um espetáculo, que esse espetáculo tinha uma pesquisa aprofundada”. O livro conta com uma edição bilíngue (inglês e português) e duas brochuras extras, com o texto em espanhol e francês.

A publicação foi contemplada pelo Edital PROAC no 21/2020 – Primeiras obras de produção e publicação de obras teatrais inéditas para autores com anuência de editoras no Estado de São Paulo (Pessoa Física), uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Texto: Renata Carvalho; Apresentação: Jaqueline Gomes de Jesus; Fotografia da capa: Nereu Jr.; Colagem da folha de guarda: Marcelo X; Revisão (português): Renato Barreto; Traduções: Thompson Dias Loiola e Gabriela Sampaio (inglês), Rosangela F. Eleutério (espanhol) e José Luis Pereira de Sousa (francês); Projeto gráfico: Bruno O.; Produção executiva: Rodrigo Fidelis (Corpo Rastreado) e Jjoão Paes.

Neste momento o livro está disponível na Corpo Rastreado: contato@corporastreado.com

“Retifiquei, e agora?” (2022) é uma cartilha desenvolvida pela Casa 1 e PoupaTrans para auxiliar na burocracia após a retificação da Certidão de Nascimento, ou seja, nos demais documentos que poderão ser atualizados.

Texto: Bru Alana Pereira de Araújo, Júlia Clara de Pontes, Patrícia Borges, Lucila Lang e Pamela Michelena; Projeto gráfico: Passsoca; Revisão: Jjoão Paes, Lucila Lang e Brenda Amaral.

A cartilha online pode ser baixada aqui.

“Poéticas de vida: escritas de si(da)” (2022) é uma publicação da coleção Cadernos, que visa fomentar a produção literária que tem na vivência individual (logo social, política, cultural) sua principal matéria. O livro é resultado de oficina promovida pela editora Monstra, Casa 1 e Acervo Bajubá em parceria com o GIV – Grupo de Incentivo à Vida (iniciativa que desde 1990 luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS) e teve mediação do escritor e pesquisador Leandro Noronha e da artista gráfica e publicadora Laura Daviña (PSSP estúdio de publicação).

Textos: Andrea P. Ferrara, Laura Ribeiro, Gabriela Fonseca, Rafuska Queiroz, Laura Daviña, Alan, Leandro Noronha da Fonseca, Tiago Sales, Victor Bebiano ( VIBE ), Rafa Roller, Tiago Cesar e Marcos Tolentino
Posfácio: Andrea P. Ferrara, Bruno O., Jjoão Paes e Marcos Tolentino; Projeto gráfico: realizado coletivamente pelas pessoas participantes; Oficinas: Leandro Noronha da Fonseca e Laura Daviña.

A publicação online pode ser acessada aqui, e o pdf aqui.

“ALOKA! comentando histórias sobre a patologização das vidas LGBTQIA+” (2022), por Gab Almeida M. Lamounier. Este dossiê foi pensado a partir do trabalho exercido na área de Saúde Mental da Casa 1. Enquanto o campo da saúde mental de maneira geral é bastante marcado pelas conquistas da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica – ainda que estas precisem ser constantemente defendidas e reiteradas -, quando olhamos para discussão da intersecção entre essa área e as vivências LGBTQIA+, o cenário é de um apagamento das discussões críticas com relação às intervenções psiquiátricas e psicológicas, à tutela e à dependência da clínica. Como criar modos de atuação que sejam pautados pela autonomia e pelo acolhimento a vivências plurais?

Texto: Gab Almeida M. Lamounier; Projeto gráfico: Bruno O.; Revisão: Jjoão Paes e Mariana Penteado.

Para baixar o pdf do dossiê, clique aqui. A versão para impressão está disponível aqui.

“Escrevivências – CUSturas poéticas” (2021) nasceu da oficina de escrita criativa para pessoas trans da Casa 1 com o ator e dramaturgo Daniel Veiga durante a IV Semana de Visibilidade Trans e tomou forma em encontros com Laura Daviña / estúdio PSSP, onde concebemos um projeto editorial e gráfico e diagramamos juntes as paginas de cada participante. A antologia reúne textos de: Afro Queer, Bruna Pires, Cae Beck, C. Hanada, Gae Ferraroni, Lira Queiroz, Márcie Vieira, Renata Bastos e Zara Dobura.

Textos: Afro Queer, Bruna Pires, Cae Beck, C. Hanada, Gaê Ferraroni, Lira Queiroz, Márcie Vieira, Renata Bastos e Zara Dobura; Posfácio: Renata Carvalho; Projeto gráfico: realizado coletivamente por integrantes da oficina; Oficinas: Daniel Veiga e Laura Daviña.

A publicação online pode ser acessada aqui e pode ser baixada aqui.

“Prólogo” (2021) é um livro de ensaios inéditos que nasceu a partir da  IV Semana da Visibilidade Trans da Casa 1, em janeiro de 2021.

Organização: Renata Carvalho
Textos: Bruna G. Benevides, Ian Guimarães Habib e Sara Wagner York; Projeto gráfico: Juno B. e Lucas Cândido; Revisão: Megg Rayara Gomes de Oliveira.

A publicação pode ser baixada aqui.

O dossiê “Se eu morrer- Inês Etienne e a denúncia da violência de estado e de gênero, (2021) foi desenvolvido pelo Instituto Temporário de Pesquisa sobre Censura da Casa 1, sobre a história de Inês Etienne, única presa sobrevivente da Casa da Morte (Petrópolis/RJ), e as violências de Estado e de gênero durante o período da ditadura civil militar no Brasil.

Textos: Lucila Lang, Pamela Michelena, Isabel Cristina Leite e Julia Gumieri; Projeto Gráfico: Bruno O.; Revisão: Jjoão Paes.

A publicação está disponível para download no site do Instituto Temporário de Pesquisa Sobre Censura (ou diretamente neste link) e é possível assistir uma roda de conversa com as autoras no canal da Casa 1 no Youtube.

“Dossiê Comunidade LGBT+ e Partidos Políticos no Brasil” (2020), com #VoteLGBT.

Texto: Giovana Bonamim; Entrevistas: Claudia Miranda; Projeto Gráfico e Colagens: Marcelo X; Revisão: Renato Barreto.

Confira o dossiê completo aqui.